Entrevista com Kitty Arting

Dona de traços singulares e composições vibrantes, @kittyarting é a primeira participação artística nessa nova fase do blog. Com 20 anos de idade, ela se dedica à arte como um hobbie desde pequena. Entre idas e vindas, a desenhista fez uma escala por aqui e vai nos contar um pouquinho mais sobre seus trabalhos e inspirações. Vem ver!


KittyArting , Artes da Kitty

Para começarmos a entrevista, tu podes te apresentar para o pessoal do blog?
Claro! Meu nome real é Paula Mohr, sou estudante de Serviço Social na UFRGS e trabalho na UFRGS também. Vivo entre dois estados: estudo e trabalho no RS, mas meu coração está em SP, pois minha namorada é paulista e sempre que posso vou visitá-la.   

Ficamos curiosos, por que escolheste serviço social?
Na verdade, na hora de escolher um curso na faculdade tive algumas dificuldades, já que gostava de muitas coisas... Mas ao poucos vi que serviço social era o curso que envolvia mais atividades que eu me interessava. Apesar de amar artes e afins, decidi não escolher um curso nessa área; não queria que a arte virasse uma obrigação para mim.

Paula, fala mais para gente sobre a tua assinatura como KittyArting, de onde veio esse nome artístico?
Kitty é meu apelido, faz mais de 6 anos que me chamam assim e acabou pegando! Não sei muito bem de onde veio a escolha do nome... Acho que é porque eu tinha um amigo, na pré adolescência que dizia que eu parecia um gato. Kitty é gato em inglês. Ai eu usei “kittying” como user e meus amigos da internet começaram a me chamar assim. Meus amigos nerds me chamam de Kitty por causa da Kitty Pride. É uma mistura de tudo [...] E como prefiro não assinar como Paula Mohr, o apelido veio a calhar.

Quando começaste a desenvolver (e publicar) os teus desenhos?
Eu desenho desde criança, mas no começo da minha adolescência parei de desenhar por inúmeros traumas e problemas que tive. Fazia uns dois desenhos por ano, isso é muito pouco. Quando comecei a namorar em 2015, minha namorada via minhas atividades de arte e ilustração, e foi ela começou a me incentivar a voltar; foi aí que tudo começou. Até que em 2016, com 17 anos eu voltei a desenhar. Nunca é tarde para começar.

Uma das primeiras publicações da Kitty

Nesse sentido, qual a importância do apoio da tua família e das pessoas mais próximas para esse teu início de carreira?
Toda, eu nunca teria começado a desenhar se não fosse o apoio. Pra começar a divulgar meus desenhos então, foram semanas de incentivo até eu tomar coragem.

Agora sobre a tua relação com a arte, o que te motiva a desenhar?
Essa pergunta é a mais difícil. Acho que o que me motiva é simples, a felicidade. Pode ser meio bobo dizer isso, mas é  verdade. Quando me pedem um desenho o que eu mais quero é ver aquela pessoa feliz e satisfeita. Quando desenho só pra mim,  procuro me divertir. É engraçado porque quem me conhece sabe que eu tenho um estilo mais gótico e gosto de usar preto, mas os meus desenhos são todos fofinhos. Isso é porque minha maneira de expressão é desenhar tudo de um jeito bom e feliz, mesmo que as coisas não estejam bem.

O que mais te inspira na hora de produzir um desenho?
Acho que qualquer coisa pode servir de inspiração. Eu me inspiro muito em outros artistas e quando eu vejo algo que acho bonito tento reproduzir do meu jeito. Às vezes eu gosto de desenhar coisas que me fazem feliz, como meu cachorro. Isso me inspira!


Leão / Barney, o pet da Kitty

E sobre aquela frase que está no teu Instagram, “Stop making art is suicide”. Qual é o significado dela para ti?
Essa é uma frase que uma das minhas melhores amigas e também uma das maiores artistas que eu admiro tinha na casa dela. O nome dela é Victoria, ela desenha e faz artesanatos lindos (vocês podem encontrar ela no @vicadoo), tanto eu como ela, já tivemos vários desafios psicológicos. Assim, acho que essa é uma frase para lembrar que a gente tem que viver pra fazer aquilo que ama. É uma frase é para me lembrar de nunca mais deixar de desenhar, aconteça o que acontecer.

No teu canal do Youtube tem um vídeo em que tu mostras passo a passo um dos teus trabalhos, inclusive tem uma frase que menciona o Xinho, quem é ele?
Xinho é o gato mais manhoso de todo o universo. Ele é o gato da minha namorada oficialmente, mas ela me prometeu que ele também é meu.


Xinho <3

Dentre os diversos trabalhos que já publicaste nas redes, qual deles é o teu favorito?
Acho que o último do Xinho ficou lindo, o que é um bom sinal porque quer dizer que estou melhorando.Também tenho muito carinho pela primeira encomenda que eu fiz da minha amiga quando ela estava tava grávida. Mas acho que meu preferido é o desenho digital do guaxinim pintando, porque estou aprendendo a fazer desenhos digitais, e fiquei orgulhosa de enfrentar esse desafio. Além disso, guaxinim é meu animal preferido e apesar do apelido “Kitty”, esse guaxinim pintando representa eu mesma.


"Xinhos are forever"


Primeira encomenda ^.^

O guaxinim


Uma música: I don't love you - Have a nice life
Um livro: As virgens suicidas
Um filme: A viagem de Chihiro
Uma série: Law and Order


E por fim, um conselho da nossa artista de hoje para os desenhistas iniciantes:
Não desista. Desenhe sempre que conseguir. Não jogue nenhum desenho seu fora. Se você achar que não está indo bem, seja paciente e bom consigo mesmo. Daqui um ou dois anos pegue seus desenhos e olhe pra eles novamente. Se você não desistiu, vai sentir orgulho de onde está! Eu prometo.